data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Há cerca de uma semana, os banheiros públicos localizados na Praça Saldanha Marinho, no Centro, estão interditados. O motivo é o furto do motor que fornece energia e água para as instalações. Segundo a prefeitura, foi o 7º furto em 87 dias, o que gera uma média de um incidente a cada 12 dias. Na tarde de sexta-feira, o aposentado José Compasi, 76 anos, esbarrou com a grande que da acesso aos banheiros fechada e com o aviso de interdição feito com uma caneta em um papel.
- Sempre venho aqui. Não sei o que aconteceu. Agora vou tentar ir na lotérica ver se consigo usar o banheiro - relata.
Durante os 30 minutos que a reportagem permaneceu no local, outras três pessoas tentaram usar as instalações públicas sem sucesso. Como consequência, o dono do da lancheira que fica em frente aos banheiros diz que muitas pessoas acabam indo até o estabelecimento pedindo para usar as instalações.
Ruas e prédios de Santa Maria recebem nova ação de sanitização
- Eu não aguento mais. Está muito complicado, é muita gente. A pessoa não gasta aqui e acaba usando o banheiro - afirma o empresário Edenir da Costa, 65 anos.
GUARDA
O superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria, Santo Cordeiro, 45 anos, relata que os ladrões conseguem acessar o prédio da antiga Casa de Cultura - que abrigava o motor - pela Rua Roque Callage, não sendo flagrados pelas câmeras de segurança. O antigo prédio, que já chegou a sediar o Foro de Santa Maria, está com as portas fechadas há 4 anos e sofre pela ação do vandalismo.
Em caráter liminar, Tribunal confirma suspensão de cessão de uso da Gare
- Descobrimos essa entrada nesta semana e já foi conversado com o pessoal das obras para fecharmos esse acesso. Nós temos os nossos Guardas Municipais na praça e temos, também, o videomonitoramento - relata Santo, ao afirmar que o motor furtado pesa entre 10 e 15 quilos.